Single Blog Post

Auto responsabilidade, a única saída em tempos de crise

“Nos só falamos daquilo que está repleto o nosso coração” Ditado popular

“A forma como as pessoas nos tratam é o karma delas. A forma como reagimos é o nosso.” Dalai Lama.

Pode ser o pai da psicanálise, o Líder espiritual, ou o ditado popular… Todos nos convocam à pensar sobre algo chamado Auto responsabilidade, o desapontar o dedo para o outro e começar a entender nossas próprias questões. Seja um comportamento que eu abomino no outro, no julgamento que faço com frequência, sobre os sentimentos despertados em mim(raiva, nojo, indiferença), sobre uma incapacidade minha que gera o comportamento de diminuir as conquistas alheias, sobre minhas zonas de conforto, sobre meus medos de mudar.

Nada que o outro (ou o mundo) diga ou faça, pode excluir meu poder de escolha frente a uma situação. Não existe “não tive escolha”. Sempre temos, e sempre a fazemos. Seja a mais fácil ou mais difícil. A mais cômoda ou a mais incomoda. A mais desafiante ou a mais simplória.

Quem ai tem colocado a culpa na crise, no companheiro ou companheira, chefe, amigo, governo, políticos, filhos, concorrentes… e se vê parado no mesmo lugar, e reclamando? A escolha de não andar (e permanecer em um lugar confortável, mas incômodo) é SUA … essa está sendo sua escolha.

Sempre digo que colocar a culpa no outro deveria ser muito mais difícil do que tomar pra si. Não temos gestão sobre o que é do outro. Porém se me responsabilizo pelo erro, dificuldade ou situação, aí sim, tenho como alterá-la.Não estou dizendo que é gostoso, que não é incômodo ou é fácil. Só digo que quando utilizamos a auto responsabilidade ativamos nosso poder de realização e mudança da nossa própria realidade, e isso traz para a vida e para a auto estima um novo significado, pois nos são devolvidos, por nós mesmos:o NOSSO, E SEMPRE NOSSO E TÃO AMADO poder de ESCOLHA, a nossa capacidade de evoluir seja internamente ou externamente , e nossa decisão pelo que nos faz feliz.

Então, se você anda insatisfeito com algum aspecto na sua vida, seja pessoal ou profissional, se pergunte o que o está impedindo de mudar.

Nas situações temos sempre 3 possibilidades: Alterá-las, aceitá-las(legitimamente), ou sair delas. A escolha é sempre sua!