Plantão Psicológico
Plantão Psicológico (PP) é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no momento de sua urgência, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites naquele momento. Desta forma, o objetivo de um PP é prestar atendimento de urgência à demanda, acompanhando a pessoa em busca de sentido por meio da compreensão de seu sofrimento e consequentemente promovendo saúde e prevenindo maiores e graves desdobramentos. Tem duração de 1h a 2h30m. Pode ser solicitado por pessoa física ou por uma empresa para um funcionário.
Plantão Psicológico na sua empresa
O PP dentro das empresas tem como objetivo maximizar as capacidades individuais de cada funcionário, garantindo que o mesmo esteja emocionalmente equilibrado e, como tal, sentindo-se bem para desenvolver o máximo do seu potencial. Segundo o International Stress Management Association – BR, 32% dos trabalhadores brasileiros sofriam com stress, e esse número dobrou até abril de 2020, início do período pandêmico. Nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de Ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante. Metade (47%) sofre de algum nível de Depressão (dados do ISMA).
No Brasil a Síndrome de Burnout atinge cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). A grande incidência no mundo todo fez com que a OMS determinasse, no final de 2018, que a síndrome de Burnout passará a integrar a sua lista de doenças a partir de janeiro de 2022. A nova classificação mostra o reconhecimento da síndrome como um fenômeno ocupacional, facilitando o diagnóstico e permitindo que as pessoas possam ser afastadas do trabalho.
No formato de PP, de forma online ou presencial, o psicólogo estará disponível em dias e horários/turnos determinados pela empresa para atender, em formato de plantão, os funcionários que precisarem de acolhimento psicológico. O PP não configura atendimento psicoterápico, não sendo um atendimento que precisa ter continuidade. Caso esse seja o desejo do funcionário, ele será orientado a buscar um psicoterapeuta fora do ambiente organizacional.
O PP se destina aos funcionários que:
- apresentam questões psicoemocionais urgentes;
- estão passando por perdas;
- estão passando por processos de desligamentos;
- precisem de acolhimento em momentos de crise e instabilidade;
- estão vivenciando algum sofrimento que não os deixa trabalhar bem;
- precisem organizar seus pensamentos e emoções advindos de uma situação no trabalho ou na vida pessoal;
- queiram compreender melhor uma situação vivida no ambiente de trabalho que os desestabilizou;
- qualquer demanda que estejam gerando sofrimento quando em seu horário de trabalho.