“O mistério da existência humana não reside somente em viver, mas também em saber para que se vive” Fiódor Dostoiévski
Com minha carreira voltada ao desenvolvimento de pessoas e a busca da felicidade no dia a dia, vejo diariamente a vivacidade das pessoas ao descobrirem seus talentos, dons e emfim, propósitos de vida.
Nesse mundo onde o ambiente de trabalho ocupa lugar cativo em nossa rotina, trabalhar com o que se gosta e utilizar os talentos que tem, é trabalhar melhor, ser mais reconhecido, gerar prosperidade e principalmente ser mais feliz.
Vocação, do latim Vocatione, significa escolha. Mas eu gosto ainda mais do significado complementar: disposição natural do espírito, talento. Descobrir nossa vocação é atender a nós mesmos, à nossa alma, ao nosso desejo mais profundo. Por isso a tão importante tarefa dos Psicólogos Orientadores Profissionais: A de dar voz a vocação, ao desejo da alma.
E como fico feliz ao ver o quanto os jovens têm demostrado uma necessidade premente em entenderem seu propósito de existência, anseios e essência. Mesmo angustiados de início, me alegra ver como a descoberta de seus talentos naturais, sua identidade e lugar no mundo, os torna realizados e prontos para se doar ao que os fará feliz.
Falo de jovens, e muitos podem pensar que a OP é algo só para adolescentes. Porém o que tenho percebido é que a demanda por OP pode acontecer em qualquer momento da vida. A reorientação profissional, ou mesmo a orientação para os já profissionais acontece, pois somos seres dinâmicos, em constante descoberta de nós mesmos e de nossos potenciais. Hoje recebo mais adultos de 25 a 35 anos com angústias relativas à atuação profissional do que adolescentes em escolha pré-vestibular. Talvez a falta de uma orientação na juventude pode ter gerado essas questões tardias, mas também acredito ser uma questão quase natural, de amadurecimento e das fases e transições que uma carreira pode passar.
O processo de OP que proponho tem base no autoconhecimento ativo, na tomada de consciência de fatores motivacionais, perfis, crenças, medos, desejos e principalmente na coragem de ser quem realmente somos. Para que a partir disso possamos fazer nossas escolhas de forma consciente e coerente, especialmente com nós mesmos e com a disposição natural do nosso espírito.
Pensando nisso criei dois processos distintos:
Por uma carreira com propósito
“ Por uma carreira com propósito” foi formatado para descobrirmos e principalmente fortalecermos o nosso papel no mundo, e não só o que faremos nos nossos dias úteis. Trazer propósito para nossa atuação profissional é trazer utilidade para nossa existência.
O processo é caracterizado por encontros semanais, que têm duração entre 60 e 90 minutos. É um processo que nos ajuda a sermos a nossa melhor versão, trabalhando a eliminação de crenças pessoais negativas e sabotadores, entendendo nossa história, nossos talentos, identidade, dons, sonhos e objetivos pessoais, e como isso tudo influencia nas nossas escolhas. Utilizo a metodologia do coaching, mindfulness e PNL.
Quem se beneficiará com processo “ Por uma carreira com propósito”: Adultos a partir de 20 anos, que estão se sentindo angustiados em suas carreiras e escolhas profissionais.
Orientação Profissional:
O processo de orientação facilita a escolha ocupacional dos jovens e dá subsídios para a formação de uma identidade profissional, baseada no perfil psicológico e comportamental, nos interesses pessoais , na história de vida do cliente e em seu propósito.
Com uma quantidade infinita de possibilidades profissionais, nossos jovens se encontram perdidos e influenciados externamente pela quantidade enorme de informações que recebem diariamente. Entender quem se é, é o começo para uma escolha mais consciente e um aprendizado para se levar para a vida toda. O processo acontece em 6 sessões, aproximadamente, com 90 minutos cada, e são utilizadas ferramentas, testes e dinâmicas.
Quem se beneficiará com a Orientação Profissional: Jovens em fase de escolha profissional.